Editorial 1

 

Outros editoriais Primeira Página

Em Favor de Quem?

A ASSEMAE - Associação Nacional de Serviços Municipais de Saneamento, luta junto (ou contra?) o Governo Federal incessantemente pela liberação de recursos do FGTS, para aplicação no saneamento básico. Por décadas seguidas os governos brasileiros têm recusado qualquer tipo de ajuda aos municípios e, agora também, às companhias estaduais. O governo democrático de hoje, composto por pessoas que combateram a ditadura militar de ontem, segue o mesmo caminho centralista e discriminatório, segregando o saneamento a um incompreensível segundo plano.

Os recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço têm sido usados para financiar de tudo, menos aquilo para o qual foram criados. Apesar de ser uma questão de saúde pública, o saneamento não recebe a devida atenção de quem deveria ser seu maior incentivador: o Governo Federal.

Outra luta intensa é travada em favor da manutenção do controle destes serviços em mãos dos municípios ou dos estados. Mais uma vez a contenda é contra o Governo Federal que tudo faz para entregar o setor ao capital estrangeiro. Em nome da globalização - a palavra da moda - são transferidos importantes segmentos ao capital internacional. No ritmo em que seguem os fatos, em breve não precisaremos mais privatizar  ou vender  para os estrangeiros. Haverá suficiente poder em suas mãos para abocanhar os mais elementares insumos de nosso solo. E neste caminhar, a água que poderá se transformar em causa de disputas internacionais futuras, porém breves, estará ainda em mãos de brasileiros embora esteja em solo brasileiro? É imaginável as grandes potências se apropriando da Amazônia, a maior reserva de água doce da terra, em nome de uma dita globalização  ou de um suposto patrimônio da humanidade, mas, na verdade, em nome de interesses de outros em detrimento da soberania brasileira.

Toda colonização, a história tem nos mostrado, ocorre na busca de bens políticos e materiais em favor do colonizador, retirando  a qualquer custo tudo que for possível do colonizado. Vê-se que no momento atual, a recolonização do Brasil está em pleno andamento. 

Em favor de quem?  -  1-12.05.2000

Para comentar este assunto clique aqui!

Topo

Outros Editoriais Primeira Página