Aqua Notícias

Hoje é 

 

  Voltar :: Outras Notícias :: Primeira Página

Publicada em 29/02/2004

Construção Civil quer limites

na aplicação da PPP

Para impedir "burla à Lei de Licitações", o Sinduscon-SP (Sindicato da Construção Civil do Estado de São Paulo) está sugerindo uma série de modificações no projeto da PPP (Parceria Público Privada).  O documento está por ser votado na Câmara dos Deputados e prevê profundas modificações no relacionamento entre o governo, a iniciativa privada e os serviços essenciais, entre eles o saneamento básico.

Segundo o Sinduscon-SP, "o projeto original afrontava de forma desnecessária as Leis de Responsabilidade Fiscal e de Licitações". A entidade se manifesta satisfeita ao divulgar que "uma das principais irregularidades com relação à Lei de Responsabilidade Fiscal foi sanada pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados, ao retirar o dispositivo que estipulava a precedência dos pagamentos às PPPs sobre os demais compromissos do governo".

O Sindicato sugere "restringir as PPPs a concorrências promovidas exclusivamente pela administração direta da União, Estados, Municípios e Distrito Federal; limitar as PPPs a contratos superiores a R$ 150 milhões; permitir a participação de consórcios nas disputas pelas PPPs; seguir a Lei de Licitações no que diz respeito à formulação da concorrência e ao julgamento das propostas".

Com essas modificações seriam evitadas, segundo o proponente, que empresas públicas, autarquias, fundações e outros órgãos fujam da Lei de Licitações, e serão diminuídas as chances de direcionamento dos resultados.

As propostas de modificações foram publicadas no "Janela", (edição 516, de hoje), veículo opinativo do Sindicado, que conclui: "Essas mudanças, se abraçadas pelo Congresso, constituirão uma sinalização inequívoca de que as PPPs não se prestarão a interesses pessoais ou partidárias. Isso fará os investidores se sentirem seguros, fator fundamental para a concretização das parcerias, em benefício da sociedade".

Para comentar esta notícia, clique aqui

 

                    Últimas 5

26.02.04, 68

CNBB se posiciona contra a privatização da água.

17.02.04, 67

Convenção sobre água de lastro combate mexilhão-dourado.

12.02.04, 66

Saneamento perde 40,5% do que fatura.

02.02.04, 65

Cavo irá tratar lixo hospitalar.

30.01.04, 64

Conta d'água traz foto de desaparecidos.

                                   

 

Topo

  Voltar :: Outras Notícias :: Primeira Página