Aqua Notícias

Hoje é  

 

  Voltar : Outras Notícias : Primeira Página

Imprimir

Publicada em 06/02/2007

Meteorologista gaúcho descarta catástrofes

A humanidade não tem interferência tão importante, pois o período de altas temperaturas teria causas naturais e poderia ter sido antecipado em 30 ou 60 anos.

Sem medo de enfrentar polêmicas, o diretor-geral da empresa MetSul Meteorologia, Eugenio Hackbart, tem posição diferente da apresentada na conferência internacional Cidadãos da Terra, encerrada sábado em Paris, na França. A informação foi publicada hoje no Jornal do Comércio, em Porto Alegre. O relatório elaborado pelo  IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas), divulgado na sexta-feira, afirma que o aquecimento global é uma conseqüência direta da ação nefasta do homem.

Para Hackbart, a humanidade não tem interferência tão significativa, pois o período de altas temperaturas teria causas naturais e poderia ter sido antecipado em 30 ou 60 anos. Baseado em estatísticas do século XX, ele argumenta que o clima da Terra varia em ciclos naturais com cerca de três décadas.

"No começo do século passado e entre 1950 e 1976, enfrentamos um período de forte resfriamento. Já entre os anos de 1920 e 1940, e novamente de 1977 até agora, o planeta voltou a esquentar". Sendo assim, a MetSul prevê que a preocupação da população nos próximos dez anos estará voltada ao esfriamento global.

Por isso, o meteorologista descarta o sentimento catastrófico que alguns especialistas e parte da mídia têm apresentado em relação ao aquecimento global. Hackbart ressalta que outros estudiosos compartilham da mesma opinião, como William Gray, professor da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos. Ele também cita o meteorologista Richard Lindzen, professor do Massachussets Institute of Technology (MIT), que denunciou um clima de intimidação dos cientistas que discordam do alarme criado quanto à elevação da temperatura no planeta.

"A existência dos ciclos climáticos naturais é confirmada pela própria mídia", salienta. No site da MetSul, Hackbart apresenta capas da revista Time, dos EUA, que destacam o aquecimento em 1945 e no ano passado. Mas em 1977, o tema era o processo de esfriamento global, que também ganhou destaque no jornal O Estado de São Paulo, cuja manchete era: A Terra caminha para a nova era glacial.

COMENTE esta notícia clicando aqui

 

________________________  Leia

O Concorrente    

Jornal on-line de opinião

Topo

Voltar : Outras Notícias : Primeira Página