Aqua Notícias

Hoje é  

 

  Voltar : Outras Notícias : Primeira Página

Publicada em 28/04/2007

Vale do Rio Doce vai construir

termelétrica no Pará

A Cia. Vale do Doce informou que vai construir três usinas termelétricas movidas a carvão. Cada uma vai produzir 600 MW para consumo próprio.

A empresa tem aumentado seu volume de produção a um ritmo de 30 milhões de toneladas de minério de ferro ao ano com o aquecimento do mercado, estimulado pela China.

A Vale já está fazendo contatos com o Ministério de Minas e Energia para implantar o projeto. O presidente da empresa, Roger Agnelli, argumenta que países da Europa, EUA e China ainda investem em termelétricas. O carvão é combustível altamente poluente. "No Brasil, usina térmica tem muitas dúvidas ou pontos de interrogação com referência a questão das emissões, de poluição. A tecnologia das plantas novas foi desenvolvida no sentido de dar mais conforto à área ambiental", disse Agnelli.

O primeiro projeto vai ser executado em Barcarena, no Pará. Os locais dos outros dois ainda não estão definidos, mas devem ficar próximos de portos. O presidente da empresa disse ser possível que sejam implantadas em São Luís e Vitória. A previsão é que as termelétricas entrem em operação até 2010.

O projeto de instalar termelétricas no Norte está gerando discussões porque essas usinas são consideradas a forma mais poluente de geração de energia elétrica. Por ser no Norte do Brasil - região abundante em água e propícia à geração de energia limpa por meio de hidrelétricas - a atitude da Vale causa surpresas. Sobre o assunto, Nivalde J. de Castro, coordenador do GESEL (Grupo de Estudo do Setor de Energia Elétrica) da UFRJ, manifestou-se. "Já que há dificuldades para novas hidrelétricas, a Vale está optando por fazer a usina que pode no curto prazo. O país tem energia renovável, limpa e barata na Amazônia, mas os agentes econômicos acabam tendo que trazer uma energia suja e mais cara para sustentar o crescimento", disse.

Barcarena - A cidade escolhida para a construção da primeira das três novas usinas da Vale do Rio Doce tem 75.000 habitantes e fica no estado do Pará. Situada na mesorregião metropolitana de Belém - uma hora de balsa, 22 km - Barcarena é importante pólo industrial. Faz o beneficiamento, industrialização e exportação de caulim, alumina, alumínio e cabos para transmissão de energia elétrica. A economia tem base tradicional na agricultura, mas cresce também com o turismo e a indústria. Em Barcarena está localizado o maior porto do Pará, o Porto de Vila do Conde.

COMENTE esta notícia clicando aqui

 

________________________  Leia

O Concorrente    

Jornal on-line de opinião

Topo

  Outras Notícias : Primeira Página