Aqua Notícias

Hoje é 

 

  Voltar :: Outras Notícias :: Primeira Página

Publicada em 10/03/2004

Incentivo à redução no consumo de água

A Sabesp (Cia. de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) anuncia hoje o lançamento de medida que tem como objetivo estimular a população da RMSP (Região Metropolitana de São Paulo) a reduzir o consumo de água e diminuir o risco de racionamento.

O programa, chamado Programa de incentivo à Redução do Consumo de Água, prevê que todos os clientes que atingirem uma redução de 20% em suas médias de consumo de água recebam um prêmio de 20% de desconto no valor final de suas contas.

Para estabelecimento da média de consumo foi considerado o período de 15/3 a 15/9 de 2003, mesmo período do programa, que se inicia a partir das leituras realizadas em 15 de março, estendendo-se por mais seis meses.

O período foi escolhido para coincidir com a chamada época seca do ano, quando ocorrem os menores índices de chuvas e, conseqüentemente, é mais importante economizar água, principalmente neste ano, quando os níveis dos reservatórios estão mais baixos.

A medida faz parte do pacote de ações que a Sabesp, empresa ligada à Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento do Governo do Estado de São Paulo, está desenvolvendo em seu programa de comunicações. Desde outubro de 2003 está no ar a campanha "Olha o Nível", com anúncios em todas as mídias; blitz em diversos pontos da cidade; apresentações e parcerias com clientes, fornecedores e diversos segmentos da sociedade, sempre com o intuito de mostrar a situação dos reservatórios de abastecimento de água da RMSP, incentivar o uso racional, o combate ao desperdício e promover uma nova consciência em relação à importância dos recursos hídricos para o desenvolvimento sócio-econômico da sociedade.

Segundo estudos realizados pela empresa, com uma redução de 20% no consumo, juntamente com as médias de chuvas de cada mês e os investimentos da Empresa no aprimoramento dos processos de produção e distribuição de água, é possível evitar o desconforto de um racionamento, última medida a ser adotada para evitar o colapso do sistema de abastecimento.

Os clientes que atingirem os 20% estarão, na verdade, ganhando duplamente, pois além do bônus, irão se situar em uma faixa de consumo menor, na qual o valor do metro cúbico consumido é mais barato. Vale lembrar que o sistema tarifário da Sabesp é progressivo, ou seja, quanto maior o consumo, mais caro é o valor do metro cúbico.

Os clientes serão informados de suas metas através das contas de água, que trarão impressos os valores de consumo mensal, média de consumo e meta do programa. No caso daqueles que atingirem a redução, a bonificação de 20% no valor será imediata.

Para comentar esta notícia, clique aqui

 

                    Últimas 5

05.03.04, 70

Ligação clandestina deixa 123 mil sem água.

29.02.04, 69

Construção civil quer limites na aplicação da PPP.

26.02.04, 68

CNBB se posiciona contra a privatização da água.

17.02.04, 67

Convenção sobre água de lastro combate mexilhão-dourado.

12.02.04, 66

Saneamento perde 40,5% do que fatura.

                                   

 

Topo

  Voltar :: Outras Notícias :: Primeira Página