Aqua Notícias

Hoje é

 

  Voltar \ Outras Notícias \ Primeira Página

Publicada em 15/09/2004

Potências parceiras divergem por

causa do efeito estufa

Aliados na guerra e na paz, os EUA e a Inglaterra apresentam diferenças nas questões ambientais. Em pauta o aquecimento global.

O premiê inglês, Tony Blair, desafia os EUA ao anunciar que fará do combate ao aquecimento terrestre sua prioridade de ação no próximo encontro do G-8. Ele promete forçar a comunidade interna-cional a combater o aquecimento da Terra, mesmo contrariando os EUA. Segundo ele, o tempo está se esgotando.

A próxima cúpula do G-8 acontecerá em 2005 na Inglaterra e Blair promete priorizar a questão ambiental no Reino Unido. Disse o premiê que vai pressionar  pelo maior compromisso global no corte das emissões de gases, pois seu "poder destrutivo pode se tornar irreversível".

Ontem em Londres, Blair alertou que os EUA tinham abandonado o Protocolo de Quioto, único acordo internacional existente para reduzir as emissões de gases como o dióxido de carbono. "As mudanças climáticas serão uma das prioridades da nossa presidência do G-8 no ano que vem. Eu não subestimo as dificuldades. Esse continua sendo um tema politicamente delicado em muitos países. Mas é imperativo que tentemos", disse Blair.

O aumento anormal da temperatura da Terra, que foi de 1ºC no último século, é causado pela emissão de gases como o dióxido de carbono proveniente da queima de combustíveis. Esses gases prendem na atmosfera o calor irradiado pela Terra.

"Mesmo que haja só 50% de chances de que a evidência científica está certa, a necessidade de agir será clara. Mas claro que essas chances são bem maiores que 50%", disse Blair.

Blair é aliado de Bush em todas as questões internacionais, mas é também o líder de uma das maiores potências da União Européia que é "verde" e apóia o Protocolo de Quioto, rejeitado pelos EUA em março de 2001.

As afirmações de Blair não tem total credibilidade. Grupos ambientalistas disseram que o premiê fala apaixonadamente sobre o assunto, sem tomar providências. Isso já teria ocorrido antes.

Para comentar esta notícia, clique aqui

 

                    Últimas 5

 

08.09.04, 89

Governador de Goiás ameaça ir à Justiça contra projeto de saneamento.

03.08.04, 88

Código Florestal continua valendo em áreas urbanas.

11.07.04, 87

Alteração de regras e falta de recursos para o saneamento são questionadas.

06.07.04, 86

Controle da Sanepar gera desentendimentos.

08.06.04, 85

Energia nuclear é a solução para acabar com o efeito estufa.

                                   

Leia

O Concorrente

Jornal on-line de opinião

Topo

  Voltar \ Outras Notícias \ Primeira Página