@@@

Um ponto de livre opinião

                   

Texto assinado não reflete necessariamente a opinião do site,  cabendo exclusivamente a seu autor as responsabilidades e consequências dele decorrentes.

           

 

Hoje é    

   Equipe Aqua       ANO 12  l  Nº 71  l PUBLICADO EM 08 DE ABRIL DE 2016 

 

 

Tabela disponível

Tabela disponível

               

AquaMail

 

 
               

O insurgente

"Eles que venham aqui mandar a gente cumprir" sugere um deputado de porrete na mão, pronto a disparar um golpe.

 

 
               

Michel Temer e um sonho de verão

Assumiu de forma clara e oficial seu trabalho em favor do impedimento de Dilma.

Oficializou os próprios atos de traição.

 

 
               

Publicidade

Medição individual de água

Consulte um especialista

 

 
               

Fosfoetanol-amina, por que tanta polêmica?

A "pílula do câncer" mexe com a comunidade médica, que luta ferrenhamente contra "um químico" de São Carlos, mas nada faz contra o cigarro.

 

 
               

Há que temer Temer

Esse trio, Cunha, Aécio e Serra, apoiados pelo juiz líder da Lava Jato e por um ministro do STF, constitui a base de sustentação de um sonhado governo com Michel Temer no lugar de Dilma Rousseff. Sonhado pela oposição, bem entendido.

 

 
                 

 
               

Nas ruas um pingo de esperança

Quem sabe, uma Constituinte formada por pessoas não político-partidárias?

 

 
               

A bola da vez

Na ocorrência de um conflito social, visível e próximo, os frutos podres da irresponsabilidade serão creditados ao conluio político-midiático-judicial.

 

 
               

A República de Curitiba

A Lava Jato precisa redirecionar seu foco e buscar os culpados. Pouco importa se governistas ou militantes da oposição.

 

 
               

Quem lembra de Mirian Dutra?

Durante o exílio, a jornalista manteve silêncio absoluto sobre os dois fatos: seu anulamento profissional pela Rede Globo, e o relacionamento amoroso com Fernando Henrique Cardoso.

 

 
               

A pessoa não pode sair do teatro sem nada na cabeça

Entrevista com a autora da peça Quem vê cara não vê furacão.

 

 
                 

 
               

Xô CPMF

Tem o Governo integridade moral para propor aumento de impostos?

 

 
               

A politização da Lava Jato

Se a ansiedade nacional para ver eliminada a corrupção é uma realidade, não é permitido aos integrantes da Lava Jato se contaminarem por ela.

 

 
               

 

 

 
                   

Do couro saem as correias

Costuma-se criticar fortemente a classe política pela falta de lealdade, honestidade, integridade moral e outros qualificativos desabonadores. Aplicamos a ela toda sorte de adjetivos que a desonram, refletindo no entanto o que realmente são.

Fisiologismo é o que não lhes falta. Tudo é feito em benefício próprio, jamais em favor de quem a colocou em cargos e postos públicos.

Fotomontagem: TV Servidor

O maior exemplo do que estamos falando é o presidente da Câmara dos Deputados. Mas, nem precisamos de exemplos específicos. É consenso que a classe política está onde se encontra pelos interesses pessoais. O mais humilde dos eleitores sabe que a bajulação recebida, o aperto de mão e o tapinha amigável nas costas valem até o voto. Depois disso, o ilustre eleitor será um reles desconhecido, e o eleito passa a demonstrar o que realmente é: um lutador em prol dos interesses próprios.

Diz-se que em Brasília estão os corruptos, os interesseiros e por ai vai. A pergunta que fazemos é: De onde saem os políticos?

Simples responder. Daqui mesmo, da nossa rua, ou do nosso bairro, do nosso município, enfim, da sociedade da qual participamos. O político é um de nós.

- Ah! Mas eu não sou corrupto, dirá o inconformado. Será?

Furar a fila do cinema ou do futebol, não devolver o troco dado a mais pelo caixa do supermercado ou do ônibus, e outros tantos exemplos semelhantes, não são formas de corrupção?

Quem não se valeu do famoso "jeitinho brasileiro" para usufruir benefícios em desfavor de outro? Quantos dirigem no acostamento para levar vantagem sobre o "trouxa" que fica na faixa normal da rodovia?

O famigerado "zelador" de automóvel que exige pagamento para estacionar na via pública é um corrupto, tanto quanto os de Brasília. Aliás, falar de Brasília já é particularizar erroneamente. Qual o município ou estado brasileiro que está imune à roubalheira? Não existe.

Tudo isso reflete o que cada um é. Faz parte  da cultura brasileira aproveitar-se de todos os meios para usufruir vantagens. A famosa Lei de Gerson nos acompanha há décadas.

O político nada mais é que um de nós posicionado no local onde as oportunidades estão escancaradas. Sem dúvidas, uns mais outros menos, como em tudo na vida. Há os que lutam ferrenhamente para lá se posicionarem, são os oportunistas. Os gananciosos.

Mas, se qualquer um de nós lá estiver, suportará a pressão imposta pela cultura brasileira, pelo "levar vantagem em tudo", à moda Gerson?

No Brasil atual, ser político é sinônimo de ser corrupto, desonesto, e isto já é opinião internacional. Investidores estrangeiros sabem que do lucro colhido no Brasil, parte tem que ser "reinvestido" na corrupção, em propinas.

O que fazer?

Um enorme e longo trabalho de base poderá reverter ou minimizar o quadro, pela educação. Não só pela educação formal, com as crianças na escola. Quem sabe uma campanha pelos meios de comunicação, começando com coisinhas simples, como o colocar lixo no lixo e não na via pública. Aliás, é costume condenar o prefeito pela sujeira da cidade, mas ele não é o único, nem o maior culpado.

As novelas de televisão têm poder imenso sobre os hábitos sociais. A juventude é levada a seguir os exemplos dos "mocinhos" e "mocinhas" da novela. Não seria um bom caminho para disseminar mudanças sociais, modificar cabeças e eliminar o jeitinho de que tanto fazemos uso?

Infelizmente, este  é um caminho utópico. Quem faz novela, com exceções, é claro, não quer o bem social. Pelo que se vê, aí está para solapar a família, acusar falsamente, participar do "quanto pior melhor" e não aceitará fazer mudanças sociais em benefício de um todo.

A escola pode promover mudanças. Sim, é difícil, quando se tem governos como o do Estado de São Paulo que luta contra o ensino, que fecha escolas, reduz verbas educacionais e achata salários dos professores. Ainda assim, a escola é um caminho.

Apenas punir o corrupto não acaba com a corrupção. 

É como usar óculos, modificamos a consequência sem eliminar a causa. Se os olhos não forem curados, (há meios para isso, veja aqui), sempre se usará óculos. E alguém espertamente ganhará com isso, em prejuízo de outrem. Neste exemplo, em prejuízo de todos.

Enfim, longe de querer defender os políticos, só os teremos honestos quando a sociedade for honesta.

Simples assim, ainda que pareça utópico.     

 

 

Dólar e euro hoje:

 

Medição Individual, Tarifa e Micromedição de Água

Consulte um especialista

Tel.: 11.3862.6192 e 11.98525.4342

consultor@aqua.eng.br  linus@aqua.eng.br

 

Célula disponível

 

O metrô e o Dr. Geraldo

O paulistano se tornou um povo cordado e até o consideram amante de filas. É fila em farmácia, ...

 

Polícia paulista "envelopa" manifestantes e revive os tempos da ditadura

 

Macaco Zebrado divertiu e educou a garotada.

 

Tabela disponível

             

 

 

"Quem vê cara não vê furacão" virou minissérie

Leci Rech

Depois do sucesso alcançado no teatro paulistano, a peça escrita e dirigida por Leci Rech, "Quem vê cara não vê furacão",  virou minissérie no Youtube.

           

 

             

 

 

A "revolução juvenil" como opção

Os poderes constituídos subjugam-se ao capital internacional e as formas atuais de governo dão mostras que não servem para estabelecer e regular o bem comum.

           

 

 

Governo que fecha escolas emburrece e trava o Brasil de amanhã

Assim é tratado o ensino brasileiro. Exatamente como querem que ele seja, um fracasso. 

           

 

 

Democracia e imparcialidade?

A parcialidade dos órgãos de divulgação, a chamada mídia, não tem limites. Em questões políticas não existe a palavra ética e tampouco respeito.

           

 
 

Valério e o Amigo de Lula

Valério quer fazer delação premiada.

           

 
 

Leia o romance

Uma história leve, séria e atual.

           

 

             

 

 

           

 

             

 

 

Manifestações e truculências

Neste início de 2016, o aumento das passagens de ônibus, trens e metrô trazem de volta à São Paulo as manifestações de rua.

           

 

 

William Bonner combina pauta da Globo com Gilmar Mendes, do STF

- 'Vai decidir alguma coisa de importante hoje? Mando ou não mando o repórter?'.

-  'Depende. Se você mandar o repórter, eu decido alguma coisa importante.'"

           

 

 

São Paulo, 462

Questionam-se os motivos que levaram a Prefeitura a implantar tão ousada decisão.

           

 

 

O mundo nuclear, a ética e os acordos entre seus membros

           

 

               

 

               

Célula disponível

Célula disponível

Célula disponível

     Veja e leia bem sem óculos

   

Publicado desde 15 de Abril de 2004

     

QUEM SOMOS

OUTRAS EDIÇÕES: 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 49A 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70

ÚLTIMA  -  Índice Geral

Copirraite  2004 © 2016 - concorrente.net

Todos o direitos reservados